PNLD Literário 2023
A literatura nos ajuda a reconhecer as relações simbólicas estabelecidas com as pessoas e com o meio e nos ensina a habitar poeticamente o mundo.
Literatura para crianças
Como educadores e profissionais da área da educação em geral, temos consciência da importância das histórias para o desenvolvimento emocional, psicológico e cognitivo das crianças.
A literatura permite que ela crie suas imagens mentais, dando formas, cores e movimentos aos personagens, espaços e ações. Ou seja, o mesmo livro é recriado na mente de cada criança, que o lê de uma maneira única, especial e individual.
Os professores possuem um papel fundamental na escolha dos livros de literatura com os quais as crianças entrarão em contato, já que a escola é, na prática, um local privilegiado ao acesso desse bem cultural.
Cabe ao educador, um olhar focado no aspecto artístico, lúdico e encantador dos livros, e para obras que tragam, em primeiro lugar, uma abordagem estética da linguagem e das imagens neles apresentadas.
Os livros de Cléo Busatto
Nesse sentido, os livros de Cléo Busatto, são uma excelente escolha, tanto pelo esmero técnico na produção, quanto aos temas e a linguagem, ambos adequados ao público infantojuvenil.
Além de vários de seus textos já terem sido premiados e selecionados para PNLD, suas obras estão relacionadas a temas da BNCC, tornando possível desenvolver diversos objetivos e habilidades a partir dos seus livros.
Livros premiados
- Pedro e o Cruzeiro do Sul, finalista do 1º Prêmio Barco a Vapor, 2005.
- A fofa do terceiro andar, finalista do Prêmio Jabuti, categoria juvenil, 2016.
- Um lago, um menino e a lua, finalista Jabuti 2023, categoria infantil, 2023
Livros em catálogos de feiras internacionais
- O florista e a gata, Feira do Livro Infantil de Bolonha, Itália, 2011.
- Histórias de quem conta histórias, Feira do Livro Infantil de Bolonha, Itália, 2011.
- A fofa do terceiro andar, Feira do Livro de Frankfurt, 2015.
Alguns livros selecionados em programas governamentais
- A Última Livraria da Minha Rua. PNLD 2024.
- Quatro Histórias de Amor para Pequenos Leitores. PNLD 2023 | Programa Minha Biblioteca SME SP 2021.
- Os Minúsculos. PNLD 2023.
- Um lago, um Menino e a Lua. Kit BH, 2022.
- O Tempo das Coisas. PNLD 2022.
- Livro dos Números, Bichos e Flores. PNLD 2022 | Programa Minha Biblioteca, SME SP 2021 | PNLD 2013 |Livros na Sala de Aula Governo SP, 2014.
- Enamorados. PNLD Literário 2021.
- A Fofa do Terceiro Andar. PNLD 2020.
- Histórias que Eu Gosto de Contar. PNLD 2018 | Projeto Minha Biblioteca SME SP 2019.
Quatro Histórias de Amor para Pequenos Leitores
Categoria 1
Código da obra: 0337 P23 03 01 000 000
Texto de Cléo Busatto
Ilustração de Mateus Rios
Formato: 205 X 275
Páginas: 48
Gênero: conto
Palavras-chave:
Segmento: 1º ao 3º ano do ensino fundamental
O que é a obra
Quatro histórias de amor para pequenos leitores contém quatro narrativas, aparentemente independentes, que se imbricam em uma novela única, e formam um texto que é maior que a soma das partes. As histórias falam das muitas oportunidades de unir pessoas, bichos e a natureza. Em suas páginas, o leitor irá conviver com a ternura, a delicadeza e a força dos afetos, seja dos humanos, seja dos animais.
Carta ao professor
É sempre bom falar de amor. Amor de todas as formas, pelo ser humano, pela vida.
Uma menina sozinha caminha pelo mundo, sem destino, e encontra amigos. A cada parada, um novo amigo; a cada amigo, uma alegria a mais. Cada um deles, a seu modo, ajuda o outro, tornando sua vida menos triste, rude e solitária.
Mesmo ao abordar um tema tão grave, como o abandono de crianças e adultos em nossas cidades, que passam ao nosso lado na rua e lá ficam, sem casa, sem comida, sem atenção e sem aconchego, o texto dessa obra não deixa de lado o lirismo, ao contrário. E ele é intensificado com a ilustração delicada e suave de Mateus Rios, que dá vida e luz aos personagens humanos, animais e até aos inanimados.
Nessas quatro histórias, estrelas, arco-íris, sol e lua, em um mundo que mistura o real e o sonho, acompanham os personagens, iluminam seu mundo e ainda cuidam das crianças que não têm quem olhe por elas.
Através dessas histórias, é possível tratar a questão das pessoas sem teto mesmo com crianças pequenas, que provavelmente já têm alguma consciência dos problemas que nos rodeiam, embora nem sempre se apresente uma oportunidade para falarem sobre eles e compreenderem de maneira mais clara esse assunto.
Um dos benefícios importantes da literatura, que nos entretém, que torna a linguagem e a vida mais belas, é justamente este: ajudar-nos a lidar com as dificuldades que encontramos durante nossa existência. A literatura, por si só, não as resolve, mas nos propicia estar na pele de variados tipos de personagens, o que pode nos inspirar na busca de soluções e até estimular a empatia pelo nosso semelhante.
Formar cidadãos com uma visão de mundo mais ampla, crítica e consciente é um dos objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que considera a aprendizagem escolar de maneira global, e não limitada a uma lista de conteúdos isolados da realidade. Tanto é assim que noções, como empatia, responsabilidade e cidadania, passam a ser vistas como competências a serem desenvolvidas, por meio de habilidades trabalhadas de diversas formas na sala de aula, inclusive, com a utilização de textos literários.
E é com essa visão mais ampla de educação que Quatro histórias de amor para pequenos leitores se alinha com a categoria Mundo Natural e Social, conforme apresentada pela BNCC, ao enfocar questões de meio ambiente, reciclagem de detritos e poluição, aliadas às relações entre as pessoas na sociedade moderna em um contexto urbano.
Mas, ao abordar o mundo natural e social pela via do texto literário, a obra dá uma nova dimensão a essa temática, pois fala com as crianças de amor, amizade, empatia e ajuda, de uma maneira doce como um carinho, tranquila como a luz da lua, aconchegante como um raio de sol.
Dialogando com a BNCC
Temas
Amor, amizade, empatia, abandono infantil, abandono de idosos, pessoas sem-teto, meio ambiente, o homem e a natureza.
Competências
- Autoconhecimento e autocuidado
- Empatia e cooperação
- Responsabilidade e cidadania
Habilidades
- (EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.
- (EF03GE08) Relacionar a produção de lixo aos problemas causados pelo consumo excessivo e perceber as consequências nocivas ao meio ambiente.
Os minúsculos
Categoria 2
Código da obra: 0409 P23 03 02 000 000
Texto de Cléo Busatto
Ilustração de Verônica Fukuda
Formato: 135 X 205
Páginas: 48
Gênero: conto
Palavras-chave:
Segmento: 4º e 5º ano do ensino fundamental (categoria 2)
O que é a obra
O livro apresenta cinco contos semi-independentes. Gustavo, o personagem central dos contos, um menino de nove anos, um dia se encontra com dois personagens iguais a ele, pendurados nos seus ombros. Ele logo os reconhece como sendo partes de si mesmo e personificação dos seus pensamentos bons e ruins. Ele os batiza de Bom Dia e de Mau Dia e com eles vive várias aventuras.
Carta ao professor
Todos nós temos “Minúsculos” em nossas vidas e, à medida que crescemos, eles aparecem para nos ajudar a fazer muitas escolhas ao longo da nossa caminhada pessoal. Boas ou ruins, essas escolhas nos formam, modificam e definem.
No ambiente escolar, os “Minúsculos” de nossos alunos estão quase sempre presentes, pois, longe dos pais, cabe a eles tomar algumas decisões e lidar com as suas consequências.
Gustavo, o protagonista da história, está crescendo e descobre os Minúsculos, que o ajudam a enxergar a vida através de mais de um ponto de vista, justamente porque as pessoas não são simples, mas, ao contrário, complexas e com várias facetas.
Essa complexidade é levada em conta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reconhece o papel significativo que a relação com o outro e a formação do aluno como cidadão têm em uma educação que não está mais limitada à transmissão de conteúdos na trajetória escolar, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Sua postura no tocante ao aluno é a de formar um indivíduo integralmente, isto é, presente em um contexto social e interagindo com o mundo.
Com essa visão mais ampla de educação, o texto literário passa a ser de grande auxílio. Além de estimular o prazer pela leitura e a noção de arte por meio da palavra escrita, pode envolver diversas áreas do conhecimento. Em Linguagens e Códigos, a relação com a Literatura é direta, mas é possível também estabelecer vínculos com as demais áreas, principalmente a de Ciências Humanas, por considerar a questão do indivíduo no mundo e no grupo social, que é um dos temas que permeiam a BNCC do Ensino Fundamental.
Na condição de professores, precisamos colocar essa dimensão do relacionamento humano em nossa prática diária, o que nem sempre é fácil ao lidarmos com as particularidades de cada aluno. O equilíbrio delicado entre dar espaço à personalidade dos alunos para se manifestar e o respeito necessário às diferenças e, principalmente, às dificuldades de cada um é uma construção a ser feita diariamente no espaço escolar.
E é justamente aí que Os Minúsculos podem estar ao nosso lado e nos auxiliar!
Dialogando com a BNCC
Temas
Escolhas, complexidade, discriminação racial, violência no esporte, trabalho infantil, abandono na infância, compaixão, bullying, diversidade, empatia, relações familiares, categorias sociais, autoconhecimento, amor juvenil, relacionamentos, autoconhecimento.
Competências
- Autoconhecimento e autocuidado
- Empatia e cooperação
- Responsabilidade e cidadania
Habilidades
- (EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.
- (EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
clbprodu@cleobusatto.com.br
Contato 41 3024-7342
WhatsApp 41 99172-9308
Todos os direitos reservados, 2023.