Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram Instagram

Com a sua capacidade de ampliar o vocabulário, melhorar a autoestima, desenvolver a criatividade e estimular o cérebro, a leitura é super importante na vida do ser humano. Mas, às vezes, com a rotina atarefada, a criançada acaba deixando de lado essa atividade, e é aí que os pais devem entrar em ação!

Segundo Cléo Busatto, escritora, mediadora de leitura e mestre em Teoria Literária, duas grandes dicas para incentivar a leitura em casa são criar um ambiente propício para atividade e explorar os interesses dos pequenos. “Uma casa-leitora tem livros, revistas e gibis espalhados pelos ambientes. Existem outros suportes para o texto, como tablet, celular, leitor de ebook e computador, que cumprem esse papel, mas o livro é o único deles que não precisa de tomada para funcionar e não descarrega”, afirma ela. E continua: “Descubra o gênero e os temas que lhes atraem e vá atrás de títulos que falam sobre isso.”

E não para por aí! A escritora acredita que a leitura também pode ter um papel transformador na sociedade, já que a história permite que a criança viva a ficção de uma forma verdadeira. “Ela se torna o personagem, vive seus afetos, experimenta situações singulares e, desse lugar imaginário, amplia contradições e resolve conflitos”, explica ela. “Ao sair do espaço ficcional, a criança transporta essa experiência íntima, para as relações estabelecidas no cotidiano e pode voltar ao mundo real, mais potente, sábia e compassiva e aceitar as diferenças entre as pessoas”, finaliza Cléo.

Cléo lembra ainda que o primeiro passo para estimular o interesse pela leitura nos pequenos deve partir da família. “Uma família leitora forma filhos leitores. Construa com as crianças, um universo de acolhimento, de encantamento, onde elas possam exercitar os afetos e se distrair através da leitura literária”, diz a escritora.

E para te ajudar a estimular ainda mais a leitura no ambiente familiar, separamos alguns livros incríveis, disponíveis na Amazon, para você dar uma olhada:

Coleção Os Minúsculos – https://amzn.to/38S2QlG

Fonte: https://anamaria.uol.com.br/noticias/familiafilhos/leitura-em-casa-cleo-busatto-traz-dicas-para-incentivar-a-pratica-desde-a-infancia.phtml?fbclid=IwAR00xhUD_Aex-UAbk5zXnxPeLQ3-HN15-Tx4g-_UizG65_tGwB2S7zyHHbo