Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram Instagram

Os Minúsculos

O que é o projeto?

O projeto Os Minúsculos tem o patrocínio da Secretaria Especial da Cultura e da Copel e foi selecionado no programa Paraná Cultural. Enquadra-se no Eixo 2 – Fomento à Leitura e a Formação de Mediadores, do Plano do Livro, Leitura e Literatura do Paraná – PELLL. O projeto será realizado no ano de 2020.

Ele é composto por duas ações: a primeira é a produção e distribuição de uma coleção de livros literários para o público infantojuvenil, à todas as Bibliotecas Públicas do Paraná. A segunda, a realização de 13 encontros de formação de mediadores de leitura literária, aos profissionais dos Núcleo Regionais de Educação das cidades de Curitiba, Guarapuava, Ibaiti, Irati , Jacarezinho, Lapa, Laranjeiras do Sul, Paranaguá, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Wenceslau Brás.

Coleção Os Minúsculos

Os contos desta coleção elucidam a complexidade da alma humana e valorizam a formação da consciência pessoal, a partir da reflexão das situações cotidianas. Falam às crianças que é possível crescer livre de preconceitos e juízos equivocados nas relações pessoais. Atuam como representação dos valores mais positivos a serem seguidos pelos seres humanos, como a amizade, a lealdade, a confiança e a solidariedade. Ao promover a reflexão e a compreensão desses valores, as narrativas mostram, que é possível construir uma sociedade com pessoas mais justas, proativas e verdadeiras.

Palestra
Leitura literária e formação do mediador

Olhar para a leitura, na perspectiva do diálogo e da participação ativa do leitor na construção dos sentidos, é o foco central desta palestra, que apresenta os objetivos e finalidades da leitura do texto literário, considerando que seu poder simbólico alimenta o imaginário do sujeito e favorece o acesso ao mundo interno e suas representações.

Reconheço que, além de apresentar o livro literário ao professor e ao aluno, é importante criar condições para que a sua recepção seja efetiva e que ele promova uma das principais tarefas que lhe compete: sensibilizar o sujeito-leitor e ampliar o seu horizonte de vida.

Cléo Busatto

Peças para divulgação

Palestra