{"id":9789,"date":"2024-12-09T14:45:00","date_gmt":"2024-12-09T17:45:00","guid":{"rendered":"https:\/\/cleobusatto.com.br\/?page_id=9789"},"modified":"2024-12-16T13:43:12","modified_gmt":"2024-12-16T16:43:12","slug":"pnld-literario-2023","status":"publish","type":"page","link":"https:\/\/cleobusatto.com.br\/?page_id=9789","title":{"rendered":"PNLD Liter\u00e1rio 2023"},"content":{"rendered":"

[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”4.16″ global_colors_info=”{}”][et_pb_row _builder_version=”4.16″ global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.16″ global_colors_info=”{}”][et_pb_post_title meta=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.16″ title_font=”|||on|||||” title_text_align=”center” title_text_color=”#212529″ title_font_size=”30px” border_width_bottom=”1px” border_color_bottom=”#e28338″ global_colors_info=”{}”][\/et_pb_post_title][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ header_3_text_align=”center” header_3_font_size=”24px” header_3_line_height=”1.4em” global_colors_info=”{}”]<\/p>\n

A literatura nos ajuda a reconhecer as rela\u00e7\u00f5es simb\u00f3licas estabelecidas com as pessoas e com o meio e nos ensina a habitar poeticamente o mundo.<\/h3>\n

[\/et_pb_text][et_pb_image src=”https:\/\/cleobusatto.com.br\/wp-content\/uploads\/2024\/12\/quatrohistorias2-2.jpeg” title_text=”quatrohistorias2″ _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][\/et_pb_image][\/et_pb_column][\/et_pb_row][et_pb_row column_structure=”3_4,1_4″ _builder_version=”4.17.4″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”|auto|53px|auto||” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”3_4″ _builder_version=”4.16″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default” background_color=”#FBF3E8″ custom_padding=”30px|20px|30px|20px|true|true” global_colors_info=”{}”]<\/p>\n

\n

Literatura para crian\u00e7as<\/strong><\/h3>\n<\/div>\n

Como educadores e profissionais da \u00e1rea da educa\u00e7\u00e3o em geral, temos consci\u00eancia da import\u00e2ncia das hist\u00f3rias para o desenvolvimento emocional, psicol\u00f3gico e cognitivo das crian\u00e7as.
A literatura permite que ela crie suas imagens mentais, dando formas, cores e movimentos aos personagens, espa\u00e7os e a\u00e7\u00f5es. Ou seja, o mesmo livro \u00e9 recriado na mente de cada crian\u00e7a, que o l\u00ea de uma maneira \u00fanica, especial e individual.
Os professores possuem um papel fundamental na escolha dos livros de literatura com os quais as crian\u00e7as entrar\u00e3o em contato, j\u00e1 que a escola \u00e9, na pr\u00e1tica, um local privilegiado ao acesso desse bem cultural.
Cabe ao educador, um olhar focado no aspecto art\u00edstico, l\u00fadico e encantador dos livros, e para obras que tragam, em primeiro lugar, uma abordagem est\u00e9tica da linguagem e das imagens neles apresentadas.<\/p>\n

[\/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default” background_color=”#FBF3E8″ custom_padding=”30px|20px|30px|20px|true|true” global_colors_info=”{}”]<\/p>\n

\n

Os livros de Cl\u00e9o Busatto<\/strong><\/h3>\n<\/div>\n

Nesse sentido, os livros de Cl\u00e9o Busatto, s\u00e3o uma excelente escolha, tanto pelo esmero t\u00e9cnico na produ\u00e7\u00e3o, quanto aos temas e a linguagem, ambos adequados ao p\u00fablico infantojuvenil.
Al\u00e9m de v\u00e1rios de seus textos j\u00e1 terem sido premiados e selecionados para PNLD, suas obras est\u00e3o relacionadas a temas da BNCC, tornando poss\u00edvel desenvolver diversos objetivos e habilidades a partir dos seus livros.<\/p>\n

[\/et_pb_text][\/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”4.16″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_image src=”https:\/\/cleobusatto.com.br\/wp-content\/uploads\/2024\/12\/Menina-com-o-gato-no-colo.jpg” title_text=”Menina com o gato no colo” _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][\/et_pb_image][\/et_pb_column][\/et_pb_row][et_pb_row column_structure=”1_2,1_2″ make_equal=”on” _builder_version=”4.17.4″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”|auto|50px|auto|false|false” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”1_2″ _builder_version=”4.17.4″ background_color=”RGBA(255,255,255,0)” custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ header_3_font=”|||on|||||” header_3_text_color=”#e28338″ header_4_font=”|700||on|||||” background_color=”#FBF3E8″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” min_height_last_edited=”off|desktop” custom_margin=”||||false|false” custom_padding=”30px|20px|30px|20px|true|true” global_colors_info=”{}”]<\/p>\n

\n
\n
\n

Livros premiados<\/strong><\/h3>\n

 <\/p>\n

    \n
  • Pedro e o Cruzeiro do Sul, finalista do 1\u00ba Pr\u00eamio Barco a Vapor, 2005.<\/em><\/li>\n
  • A fofa do terceiro andar, finalista do Pr\u00eamio Jabuti, categoria juvenil, 2016.<\/em><\/li>\n
  • Um lago, um menino e a lua, finalista Jabuti 2023, categoria infantil, 2023<\/em><\/li>\n<\/ul>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n

    [\/et_pb_text][\/et_pb_column][et_pb_column type=”1_2″ _builder_version=”4.17.4″ background_color=”RGBA(255,255,255,0)” custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ header_3_font=”|||on|||||” header_3_text_color=”#e28338″ background_color=”#FBF3E8″ custom_margin=”||||false|false” custom_padding=”30px|20px|30px|20px|true|true” global_colors_info=”{}”]<\/p>\n

    Livros em cat\u00e1logos de feiras internacionais<\/strong><\/h3>\n

     <\/p>\n

      \n
    • O florista e a gata, Feira do Livro Infantil de Bolonha, It\u00e1lia, 2011.<\/em><\/li>\n
    • Hist\u00f3rias de quem conta hist\u00f3rias, Feira do Livro Infantil de Bolonha, It\u00e1lia, 2011.<\/em><\/li>\n
    • A fofa do terceiro andar, Feira do Livro de Frankfurt, 2015. <\/em><\/li>\n<\/ul>\n

      [\/et_pb_text][\/et_pb_column][\/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.17.4″ background_color=”#FBF3E8″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”|auto|53px|auto||” custom_padding=”|20px||20px|false|true” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.16″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ header_3_font=”|||on|||||” header_3_text_color=”#e28338″ header_4_font=”|700||on|||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”||-3px|||” custom_padding=”||0px|||” global_colors_info=”{}”]<\/p>\n

      \n

      Alguns livros selecionados em programas governamentais<\/strong><\/h3>\n<\/div>\n

      [\/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ header_3_font=”|||on|||||” header_3_text_color=”#e28338″ header_4_font=”|700||on|||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”||-3px|||” custom_padding=”||0px|||” global_colors_info=”{}”]<\/p>\n

      \n
        \n
      • A \u00daltima Livraria da Minha Rua. PNLD 2024.<\/em><\/li>\n
      • Quatro Hist\u00f3rias de Amor para Pequenos Leitores. PNLD 2023 | Programa Minha Biblioteca SME SP 2021.<\/em><\/li>\n
      • Os Min\u00fasculos. PNLD 2023.<\/em><\/li>\n
      • Um lago, um Menino e a Lua. Kit BH, 2022.<\/em><\/li>\n
      • O Tempo das Coisas. PNLD 2022.<\/em><\/li>\n
      • Livro dos N\u00fameros, Bichos e Flores. PNLD 2022 | Programa Minha Biblioteca, SME SP 2021 | PNLD 2013 |Livros na Sala de Aula Governo SP, 2014.<\/em><\/li>\n
      • Enamorados. PNLD Liter\u00e1rio 2021.<\/em><\/li>\n
      • A Fofa do Terceiro Andar. PNLD 2020.<\/em><\/li>\n
      • Hist\u00f3rias que Eu Gosto de Contar. PNLD 2018 | Projeto Minha Biblioteca SME SP 2019.<\/em><\/li>\n<\/ul>\n<\/div>\n

        [\/et_pb_text][\/et_pb_column][\/et_pb_row][et_pb_row column_structure=”2_3,1_3″ admin_label=”Linha” _builder_version=”4.17.4″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”|auto|53px|auto||” collapsed=”off” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”2_3″ _builder_version=”4.16″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ header_3_font=”|||on|||||” header_3_text_color=”#e28338″ header_4_font=”|700||on|||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”||-3px|||” custom_padding=”||0px|||” global_colors_info=”{}”]<\/p>\n

        \n

        Quatro Hist\u00f3rias de Amor para Pequenos Leitores<\/strong><\/h2>\n<\/div>\n

        [\/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ header_3_font=”|||on|||||” header_3_text_color=”#e28338″ header_4_font=”|700||on|||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”||-3px|||” custom_padding=”||0px|||” global_colors_info=”{}”]<\/p>\n

        \n

        Categoria 1<\/strong><\/h3>\n<\/div>\n

        [\/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ header_3_font=”|||on|||||” header_3_text_color=”#e28338″ header_4_font=”|700||on|||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”||-3px|||” custom_padding=”||0px|||” global_colors_info=”{}”]<\/p>\n

        \n

        C\u00f3digo da obra: 0337 P23 03 01 000 000<\/h3>\n<\/div>\n

        [\/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ header_3_font=”|||on|||||” header_3_text_color=”#e28338″ header_4_font=”|700||on|||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”||-3px|||” custom_padding=”||0px|||” global_colors_info=”{}”]<\/p>\n

        \n

        Texto de Cl\u00e9o Busatto
        Ilustra\u00e7\u00e3o de Mateus Rios<\/p>\n

        Formato: 205 X 275
        P\u00e1ginas: 48
        G\u00eanero: conto
        Palavras-chave:
        Segmento: 1\u00ba ao 3\u00ba ano do ensino fundamental<\/p>\n<\/div>\n

         <\/p>\n

        [\/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ header_3_font=”|||on|||||” header_3_text_color=”#e28338″ header_4_font=”|700||on|||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”||-3px|||” custom_padding=”||0px|||” global_colors_info=”{}”]<\/p>\n

        \n

        O que \u00e9 a obra<\/strong><\/p>\n

        Quatro hist\u00f3rias de amor para pequenos leitores<\/em> cont\u00e9m quatro narrativas, aparentemente independentes, que se imbricam em uma novela \u00fanica, e formam um texto que \u00e9 maior que a soma das partes. As hist\u00f3rias falam das muitas oportunidades de unir pessoas, bichos e a natureza. Em suas p\u00e1ginas, o leitor ir\u00e1 conviver com a ternura, a delicadeza e a for\u00e7a dos afetos, seja dos humanos, seja dos animais.<\/p>\n

         <\/p>\n

        Carta ao professor\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0 <\/strong><\/p>\n

        \u00c9 sempre bom falar de amor. Amor de todas as formas, pelo ser humano, pela vida.<\/p>\n

        Uma menina sozinha caminha pelo mundo, sem destino, e encontra amigos. A cada parada, um novo amigo; a cada amigo, uma alegria a mais. Cada um deles, a seu modo, ajuda o outro, tornando sua vida menos triste, rude e solit\u00e1ria.<\/p>\n

        Mesmo ao abordar um tema t\u00e3o grave, como o abandono de crian\u00e7as e adultos em nossas cidades, que passam ao nosso lado na rua e l\u00e1 ficam, sem casa, sem comida, sem aten\u00e7\u00e3o e sem aconchego, o texto dessa obra n\u00e3o deixa de lado o lirismo, ao contr\u00e1rio. E ele \u00e9 intensificado com a ilustra\u00e7\u00e3o delicada e suave de Mateus Rios, que d\u00e1 vida e luz aos personagens humanos, animais e at\u00e9 aos inanimados.<\/p>\n

        Nessas quatro hist\u00f3rias, estrelas, arco-\u00edris, sol e lua, em um mundo que mistura o real e o sonho, acompanham os personagens, iluminam seu mundo e ainda cuidam das crian\u00e7as que n\u00e3o t\u00eam quem olhe por elas.<\/p>\n

        Atrav\u00e9s dessas hist\u00f3rias, \u00e9 poss\u00edvel tratar a quest\u00e3o das pessoas sem teto mesmo com crian\u00e7as pequenas, que provavelmente j\u00e1 t\u00eam alguma consci\u00eancia dos problemas que nos rodeiam, embora nem sempre se apresente uma oportunidade para falarem sobre eles e compreenderem de maneira mais clara esse assunto.<\/p>\n

        Um dos benef\u00edcios importantes da literatura, que nos entret\u00e9m, que torna a linguagem e a vida mais belas, \u00e9 justamente este: ajudar-nos a lidar com as dificuldades que encontramos durante nossa exist\u00eancia. A literatura, por si s\u00f3, n\u00e3o as resolve, mas nos propicia estar na pele de variados tipos de personagens, o que pode nos inspirar na busca de solu\u00e7\u00f5es e at\u00e9 estimular a empatia pelo nosso semelhante.<\/p>\n

        Formar cidad\u00e3os com uma vis\u00e3o de mundo mais ampla, cr\u00edtica e consciente \u00e9 um dos objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que considera a aprendizagem escolar de maneira global, e n\u00e3o limitada a uma lista de conte\u00fados isolados da realidade. Tanto \u00e9 assim que no\u00e7\u00f5es, como empatia, responsabilidade e cidadania, passam a ser vistas como compet\u00eancias a serem desenvolvidas, por meio de habilidades trabalhadas de diversas formas na sala de aula, inclusive, com a utiliza\u00e7\u00e3o de textos liter\u00e1rios.<\/p>\n

        E \u00e9 com essa vis\u00e3o mais ampla de educa\u00e7\u00e3o que Quatro hist\u00f3rias de amor para pequenos leitores<\/em> se alinha com a categoria Mundo Natural e Social, conforme apresentada pela BNCC, ao enfocar quest\u00f5es de meio ambiente, reciclagem de detritos e polui\u00e7\u00e3o, aliadas \u00e0s rela\u00e7\u00f5es entre as pessoas na sociedade moderna em um contexto urbano.<\/p>\n

        Mas, ao abordar o mundo natural e social pela via do texto liter\u00e1rio, a obra d\u00e1 uma nova dimens\u00e3o a essa tem\u00e1tica, pois fala com as crian\u00e7as de amor, amizade, empatia e ajuda, de uma maneira doce como um carinho, tranquila como a luz da lua, aconchegante como um raio de sol.<\/p>\n<\/div>\n

        [\/et_pb_text][\/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.16″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_image src=”https:\/\/cleobusatto.com.br\/wp-content\/uploads\/2024\/12\/quatrohistorias-2.jpeg” title_text=”quatrohistorias” _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][\/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”]<\/p>\n

        Dialogando com a BNCC<\/strong><\/p>\n

        Temas<\/strong><\/p>\n

        Amor, amizade, empatia, abandono infantil, abandono de idosos, pessoas sem-teto, meio ambiente, o homem e a natureza.<\/p>\n

        Compet\u00eancias<\/strong><\/p>\n

          \n
        • Autoconhecimento e autocuidado<\/li>\n
        • Empatia e coopera\u00e7\u00e3o<\/li>\n
        • Responsabilidade e cidadania<\/li>\n<\/ul>\n

          \u00a0<\/strong><\/p>\n

          Habilidades<\/strong><\/p>\n

            \n
          • (EF05HI04) Associar a no\u00e7\u00e3o de cidadania com os princ\u00edpios de respeito \u00e0 diversidade, \u00e0 pluralidade e aos direitos humanos.<\/li>\n
          • (EF03GE08) Relacionar a produ\u00e7\u00e3o de lixo aos problemas causados pelo consumo excessivo e perceber as consequ\u00eancias nocivas ao meio ambiente.<\/li>\n<\/ul>\n

            [\/et_pb_text][et_pb_image src=”https:\/\/cleobusatto.com.br\/wp-content\/uploads\/2024\/12\/quatrohistorias3-copia.jpg” title_text=”quatrohistorias3 – co\u0301pia” _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][\/et_pb_image][\/et_pb_column][\/et_pb_row][et_pb_row admin_label=”Linha” _builder_version=”4.17.4″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”|auto|53px|auto||” collapsed=”off” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.16″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_divider color=”#E28338″ _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default” background_color=”RGBA(255,255,255,0)” global_colors_info=”{}”][\/et_pb_divider][\/et_pb_column][\/et_pb_row][et_pb_row column_structure=”2_3,1_3″ _builder_version=”4.17.4″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”|auto|53px|auto||” collapsed=”off” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”2_3″ _builder_version=”4.16″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ header_3_font=”|||on|||||” header_3_text_color=”#e28338″ header_4_font=”|700||on|||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”||-3px|||” custom_padding=”||0px|||” global_colors_info=”{}”]<\/p>\n

            \n

            Os min\u00fasculos<\/strong><\/h2>\n<\/div>\n

            [\/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ header_3_font=”|||on|||||” header_3_text_color=”#e28338″ header_4_font=”|700||on|||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”||-3px|||” custom_padding=”||0px|||” global_colors_info=”{}”]<\/p>\n

            \n

            Categoria 2<\/strong><\/h3>\n<\/div>\n

            [\/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ header_3_font=”|||on|||||” header_3_text_color=”#e28338″ header_4_font=”|700||on|||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”||-3px|||” custom_padding=”||0px|||” global_colors_info=”{}”]<\/p>\n

            \n

            C\u00f3digo da obra: 0409 P23 03 02 000 000<\/h3>\n<\/div>\n

            [\/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ header_3_font=”|||on|||||” header_3_text_color=”#e28338″ header_4_font=”|700||on|||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”||-3px|||” custom_padding=”||0px|||” global_colors_info=”{}”]<\/p>\n

            \n

            Texto de Cl\u00e9o Busatto
            Ilustra\u00e7\u00e3o de Ver\u00f4nica Fukuda<\/p>\n

            Formato: 135 X 205
            P\u00e1ginas: 48
            G\u00eanero: conto
            Palavras-chave:
            Segmento: 4\u00ba e 5\u00ba ano do ensino fundamental (categoria 2)<\/p>\n<\/div>\n

             <\/p>\n

            [\/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ header_3_font=”|||on|||||” header_3_text_color=”#e28338″ header_4_font=”|700||on|||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”||-3px|||” custom_padding=”||0px|||” global_colors_info=”{}”]<\/p>\n

            \n

            O que \u00e9 a obra<\/strong><\/p>\n

            O livro apresenta cinco contos semi-independentes. Gustavo, o personagem central dos contos, um menino de nove anos, um dia se encontra com dois personagens iguais a ele, pendurados nos seus ombros. Ele logo os reconhece como sendo partes de si mesmo e personifica\u00e7\u00e3o dos seus pensamentos bons e ruins. Ele os batiza de Bom Dia e de Mau Dia e com eles vive v\u00e1rias aventuras.<\/p>\n

            \u00a0<\/strong><\/p>\n

            Carta ao professor\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0 <\/strong><\/p>\n

            Todos n\u00f3s temos \u201cMin\u00fasculos\u201d em nossas vidas e, \u00e0 medida que crescemos, eles aparecem para nos ajudar a fazer muitas escolhas ao longo da nossa caminhada pes\u00adsoal. Boas ou ruins, essas escolhas nos formam, modificam e definem.<\/p>\n

            No ambiente escolar, os \u201cMin\u00fasculos\u201d de nossos alunos est\u00e3o quase sempre presentes, pois, longe dos pais, cabe a eles tomar algumas decis\u00f5es e lidar com as suas consequ\u00eancias.<\/p>\n

            Gustavo, o protagonista da hist\u00f3ria, est\u00e1 crescendo e descobre os Min\u00fasculos, que o ajudam a enxergar a vida atrav\u00e9s de mais de um ponto de vista, justamente porque as pessoas n\u00e3o s\u00e3o simples, mas, ao contr\u00e1rio, complexas e com v\u00e1rias facetas.<\/p>\n

            Essa complexidade \u00e9 levada em conta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reconhece o papel significativo que a rela\u00e7\u00e3o com o outro e a forma\u00e7\u00e3o do aluno como cidad\u00e3o t\u00eam em uma educa\u00e7\u00e3o que n\u00e3o est\u00e1 mais limitada \u00e0 transmis\u00ads\u00e3o de conte\u00fados na trajet\u00f3ria escolar, da Educa\u00e7\u00e3o Infantil ao Ensino M\u00e9dio.<\/p>\n

            Sua postura no tocante ao aluno \u00e9 a de formar um indiv\u00edduo integralmente, isto \u00e9, presente em um contexto social e interagindo com o mundo.<\/p>\n

            Com essa vis\u00e3o mais ampla de educa\u00e7\u00e3o, o texto liter\u00e1rio passa a ser de grande aux\u00edlio. Al\u00e9m de estimular o prazer pela leitura e a no\u00e7\u00e3o de arte por meio da palavra escrita, pode envolver diversas \u00e1reas do conhecimento. Em Linguagens e C\u00f3digos, a rela\u00e7\u00e3o com a Literatura \u00e9 direta, mas \u00e9 poss\u00edvel tamb\u00e9m estabelecer v\u00ednculos com as demais \u00e1reas, principalmente a de Ci\u00eancias Humanas, por considerar a quest\u00e3o do in\u00addiv\u00edduo no mundo e no grupo social, que \u00e9 um dos temas que permeiam a BNCC do Ensino Fundamental.<\/p>\n

            Na condi\u00e7\u00e3o de professores, precisamos colocar essa dimens\u00e3o do relacionamento hu\u00admano em nossa pr\u00e1tica di\u00e1ria, o que nem sempre \u00e9 f\u00e1cil ao lidarmos com as parti\u00adcularidades de cada aluno. O equil\u00edbrio delicado entre dar espa\u00e7o \u00e0 personali\u00addade dos alunos para se manifestar e o respeito necess\u00e1rio \u00e0s diferen\u00e7as e, principalmente, \u00e0s dificuldades de cada um \u00e9 uma constru\u00e7\u00e3o a ser feita diariamente no espa\u00e7o escolar.<\/p>\n

            E \u00e9 justamente a\u00ed que Os Min\u00fas\u00adculos <\/em>podem estar ao nosso lado e nos auxiliar!<\/p>\n<\/div>\n

            [\/et_pb_text][\/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.16″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_image src=”https:\/\/cleobusatto.com.br\/wp-content\/uploads\/2024\/12\/os-minusculos-3.jpeg” title_text=”os-minusculos” _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][\/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ header_3_font=”|||on|||||” header_3_text_color=”#e28338″ header_4_font=”|700||on|||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”||-3px|||” custom_padding=”||0px|||” global_colors_info=”{}”]<\/p>\n

            \n

            Dialogando com a BNCC<\/strong><\/p>\n

            \u00a0<\/strong><\/p>\n

            Temas<\/strong><\/p>\n

            Escolhas, complexidade, discrimina\u00e7\u00e3o racial, viol\u00eancia no esporte, trabalho\u00a0 infantil, abandono na inf\u00e2ncia, compaix\u00e3o, bullying, diversidade, empatia,\u00a0 rela\u00e7\u00f5es familiares, categorias sociais, autoconhecimento, amor juvenil, relacionamentos, autoconhecimento.<\/p>\n

            \u00a0<\/strong><\/p>\n

            Compet\u00eancias<\/strong><\/p>\n