O projeto Um lago, um menino e a lua é composto por duas ações:
O projeto foi realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura. Incentivo da Secretaria da Comunicação e Cultura do Estado do Paraná e patrocínio da Copel e do Grupo Potencial. Apoio da Biblioteca Pública de Santa Catarina, Livraria NoveSete e Livraria da Vila – Pátio Batel. Uma produção da CLB Produções
“Quer saber? É preciso ler com olhos livres para que o livro Um lago, um menino e a lua possa trazer para você clarões da fantasia infantil e raios adultos de preocupação e trabalho.”
Marta Morais da Costa
O conto apresenta três personagens importantes: um menino, um lago e a lua. O menino deseja dar a volta no lago que se estende à frente da sua casa. Contrariando as recomendações do pai, inicia uma viagem (de descobertas?!) carregando o essencial, como coragem e… balas de banana! Durante a caminhada encontra a lua, que tinha caído do céu, presa entre as rochas na beira do lago. O que pode fazer um menino numa situação como esta?
O tom coloquial da narrativa transforma o menino num contador de histórias. Enquanto ela vai se tecendo, revela-se para o leitor a intimidade do garoto, construída por memórias que indicam uma existência imaginativa. Ele conta histórias para a lua e se propõe a ajudá-la a voltar para casa.
Leitura literária e a formação do mediador
Na palestra apresentamos o livro literário através de intervenções poéticas e sugerimos a participação do ouvinte, que se torna protagonista da ação ao interagir com o mediador.
Seu propósito é lançar um olhar para a leitura literária, sob o ponto de vista do seu valor simbólico, considerando que a literatura ajuda na compreensão do mundo interno e instrumentaliza o desenvolvimento do potencial humano, ao ampliar a consciência ética e estética do sujeito.
Estes são alguns efeitos que os afetos da literatura provocam em nós. Talvez o mais significativo seja o de nos ensinar a arte de habitar poeticamente o mundo, o que significa, atuar sob a lógica da troca nas relações simbólicas que estabelecemos na vida.
A palestra foi realizada na Biblioteca Pública de Santa Catarina, no dia 24 de junho de 2022.
Literatura, a língua que nos une
Dando continuidade ao seu trabalho de divulgar a literatura e cultura do Brasil junto a filhos de brasileiros que moram no exterior, Cléo Busatto fez o lançamento do livro na Itália, em outubro de 2022.
As cidades que receberam a ação foram Verona, Valdobbiadene, Reggio Emilia e Florença. Os lançamentos foram realizadas junto às iniciativas que atuam com o Português como Língua de Herança – POLH.
.
https://monitoring.knewin.com/verNoticia.aspx?q=2r9aalrdwGtYW5sfOU1or7qjLWvnL5u70
https://monitoring.knewin.com/verNoticia.aspx?q=KGjkoyv5QFfTDfmWJCRqO7qjLWvnL5u70
https://monitoring.knewin.com/verNoticia.aspx?q=eb_XP8zz1ySUCx07dW_t2bqjLWvnL5u70
https://monitoring.knewin.com/verNoticia.aspx?q=jgshoc4zw1yRiqZpkGJOH7qjLWvnL5u70
https://monitoring.knewin.com/verNoticia.aspx?q=htT3X7IhvxVKE8A699GW-7qjLWvnL5u70
https://monitoring.knewin.com/verNoticia.aspx?q=o1DYY-y2OU3JdTwIv_SRkLqjLWvnL5u70
https://monitoring.knewin.com/verNoticia.aspx?q=U457BmTrB4isuSzzmVNz9LqjLWvnL5u70
https://monitoring.knewin.com/verNoticia.aspx?q=Q5EgQgpSBj_vmxFFiyk9NbqjLWvnL5u70
https://monitoring.knewin.com/verNoticia.aspx?q=Rj4ZTvRN9_ETmncKiD9qrrqjLWvnL5u70
https://monitoring.knewin.com/verNoticia.aspx?q=YVf_KDSdPO6hGApxQfmy0LqjLWvnL5u70
https://monitoring.knewin.com/verNoticia.aspx?q=9xP9YAjw0SHDQf3zVL2tb7qjLWvnL5u70
https://monitoring.knewin.com/verNoticia.aspx?q=0SvLu2odyrQykBuBoyT45bqjLWvnL5u70
https://monitoring.knewin.com/verNoticia.aspx?q=ck_NDfM_TGKIIKpbKVLtobqjLWvnL5u70
https://monitoring.knewin.com/verNoticia.aspx?q=3miWX1rhm0kDUFgstqk6P7qjLWvnL5u70
https://monitoring.knewin.com/verNoticia.aspx?q=k_FLmp0vWI5dOMyAkCei6LqjLWvnL5u70
https://monitoring.knewin.com/verNoticia.aspx?q=bcp3UEtw4FN2w2iD5SEidLqjLWvnL5u70
https://monitoring.knewin.com/verNoticia.aspx?q=CQsAj_YUTCrYM0B9BlUzULqjLWvnL5u70
https://monitoring.knewin.com/verNoticia.aspx?q=99zhhriJm1W9g3uBhu-7s7qjLWvnL5u70
https://monitoring.knewin.com/verNoticia.aspx?q=2-kcoTeZm1-QLVC5N1TBdrqjLWvnL5u70
Quatro histórias de amor para pequenos leitores é um projeto com duas ações: a produção de um livro de literatura para crianças com o título homônimo e a realização de 51 intervenções artístico-literárias oferecidas às escolas públicas de Curitiba e Regionais de Cultura da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
O projeto concretizou-se em 2020-2021 com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – da FCC e Prefeitura Municipal de Curitiba, da Celepar e da empresa Serra Verde.
Em razão da pandemia de coronavírus, todas as ações que seriam presenciais ocorreram virtualmente, assim como o lançamento do livro, em 26 de maio de 2021.
A obra contou com a edição de Marta Morais da Costa, projeto gráfico de Daniel Cabral, ilustrações de Mateus Rios e revisão de Solange Cohen. A seu respeito, diz a editora:
“Quatro histórias de amor para pequenos leitores é uma obra no estilo dos road movies, isto é, das narrativas de viagem (não turísticas, mas de aprendizagem), que propõem o trânsito de personagens, abertas a encontros e desencontros, a verdades e ilusões, a afetos e desenganos. Cléo Busatto escreve um texto consoante sua visão de mundo (corroborada pela grande experiência narrativa expressa e impressa em livros anteriores) e de alta preocupação com a forma de construir a narrativa e com a força dos diálogos e de sua significação.”
A intervenção artístico-literária
A intervenção artístico-literária é uma ação lúdica, realizada performaticamente com a atuação da escritora e a participação da criança. Nela, a obra literária é apresentada através da leitura em voz alta, da narrativa, do canto e do jogo. A autora constrói com o público um momento de sensibilidade e prazer através da arte literária.
Literatura – 1.º e 2.º ano – aula 21 – 21/08
https://www.youtube.com/watch?v=iraPXYm_Bmo
Literatura – 3.º ano – aula 21 – 21/08
https://www.youtube.com/watch?v=WK_NEcvMfxk
Literatura – 4.º e 5.º ano – aula 21 – 21/08
https://www.youtube.com/watch?v=JSIVRj8hJ2Y
Literatura – 1.º e 2.º ano – aula 22 – 28/08
https://www.youtube.com/watch?v=jIHA5Pbw5zU&t=454s
Literatura – 3.º ano – aula 22 – 28/08
https://www.youtube.com/watch?v=evVtPI8eQOU&t=12s
Literatura – 4.º e 5.º ano – aula 22 – 28/08
https://www.youtube.com/watch?v=ighQvJet7DA&t=13s
Literatura – 1.º e 2.º ano – aula 23 – 04/09
https://www.youtube.com/watch?v=69p9xm6hDT4&t=33s
Literatura – 3.º ano – aula 23 – 04/09
https://www.youtube.com/watch?v=XYsmoEVz-N4&t=19s
Literatura – 4.º e 5.º ano – aula 23 – 04/09
https://www.youtube.com/watch?v=fjFI918Iu2w&t=22s
Literatura – 1.º e 2.º ano – aula 24 – 11/09
https://www.youtube.com/watch?v=cvF5Ao7MdIw&t=310s
Literatura – 3.º ano – aula 24 – 11/09
https://www.youtube.com/watch?v=ERYuWiTJ6TU
Literatura – 4.º e 5.º ano – aula 24 – 11/09
https://www.youtube.com/watch?v=SOQzcuYFcic
“Quando mergulhamos no mundo que criamos, estamos nos dando a oportunidade de nos observar com o olhar de quem nos lê e nos desafiamos para outras histórias, outros personagens. Por outro lado, é uma emoção e uma experiência nova perceber o deslumbre das crianças diante de cada personagem que ganha vida nas palavras do autor-narrador. Isso nos dá a certeza de que estamos ali semeando a paixão pela leitura. Quem lê histórias lê o mundo, se reinventa, é mais criativo, é mais cidadão.”
Cléo Busatto
Book trailer:
Chamada lançamento: https://www.youtube.com/watch?v=WQZIExS1W_U
Live lançamento: https://www.youtube.com/watch?v=ehLnIdjHX64&t=440s
animação: https://www.youtube.com/watch?v=kMz74A808Kk&t=5s
https://www.youtube.com/watch?v=vqborvfIjjs&t=6s
https://www.youtube.com/watch?v=KnvNKXou8KI&t=1s
https://www.youtube.com/watch?v=hW7Iny_c2Gw
https://leiamaisba.com.br/2021/06/30/quatro-historias-de-amor
http://www.guiaolasp.com.br/formas-de-amar/
https://revistaprojetoautoestima.blogspot.com/2021/05/quatro-historias-de-amor-sobre-as-mais.html
https://www.jornale.com.br/post/quatro-hist%C3%B3rias-de-amor-sobre-as-mais-diversas-formas-de-amar
http://jornalwebdigital.blogspot.com/2021/06/quatro-historias-de-amor-sobre-as-mais.html
https://www.noticiasdecontagem.com.br/31228-2/
https://acontece.com/quatro-historias-de-amor-sobre-as-mais-diversas-formas-de-amar/
http://www.capitaldoentorno.com.br/quatro-historias-de-amor-sobre-as-mais-diversas-formas-de-amar/
http://www.ritavaz.com.br/2021/06/a-arte-tem-o-poder-de-afugentar-o-medo.html
https://aquitemdiversao.com.br/cleo-busatto/?amp=1
https://www.blognovidadesonline.com.br/2021/06/livro-infantojuvenil-retrata-abandono-e.html
https://letsstalkabouttt.blogspot.com/2021/05/uma-historia-infantojuvenil-no-estilo.html
https://www.leitequenteenews.com.br/2021/05/literatura-atual_01475815506.html
https://kriocomics.com.br/site/quatro-historias-de-amor-sobre-as-mais-diversas-formas-de-amar/
https://ajn1.com.br/urbano/quatro-historias-de-amor-sobre-as-mais-diversas-formas-de-amar/
TV Otimista
https://www.youtube.com/watch?v=05-VJks5a9A
Transamérica Light Curitiba https://www.facebook.com/lightfmcuritiba/videos/346461373671770
A partir de 6’40
Radio Som Maior – Criciuma
https://www.4oito.com.br/podcast/ponto-a-ponto/10881
A partir de 12’40
O projeto Os Minúsculos tem o patrocínio da Secretaria Especial da Cultura e da Copel e foi selecionado no programa Paraná Cultural. Enquadra-se no Eixo 2 – Fomento à Leitura e a Formação de Mediadores, do Plano do Livro, Leitura e Literatura do Paraná – PELLL. O projeto será realizado no ano de 2020.
Ele é composto por duas ações: a primeira é a produção e distribuição de uma coleção de livros literários para o público infantojuvenil, à todas as Bibliotecas Públicas do Paraná. A segunda, a realização de 18 encontros de formação de mediadores de leitura literária, aos profissionais dos Núcleo Regionais de Educação das cidades de Curitiba, Cascavel, Dois Vizinhos, Guarapuava, Francisco beltrão, Ibaiti, Irati , Jacarezinho, Lapa, Laranjeiras do Sul, Maringá, Metropolitana Norte, Metropolitana Sul, Paranaguá, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, União da Vitória Wenceslau Brás.
Os contos desta coleção elucidam a complexidade da alma humana e valorizam a formação da consciência pessoal, a partir da reflexão das situações cotidianas. Falam às crianças que é possível crescer livre de preconceitos e juízos equivocados nas relações pessoais. Atuam como representação dos valores mais positivos a serem seguidos pelos seres humanos, como a amizade, a lealdade, a confiança e a solidariedade. Ao promover a reflexão e a compreensão desses valores, as narrativas mostram, que é possível construir uma sociedade com pessoas mais justas, proativas e verdadeiras.
Leitura literária e formação do mediador
Olhar para a leitura, na perspectiva do diálogo e da participação ativa do leitor na construção dos sentidos, é o foco central desta palestra, que apresenta os objetivos e finalidades da leitura do texto literário, considerando que seu poder simbólico alimenta o imaginário do sujeito e favorece o acesso ao mundo interno e suas representações.
Faça sua inscrição gratuíta nas cidades abaixo
Cascavel, Dois Vizinhos, Guarapuava, Francisco Beltrão, Ibaiti, Irati , Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Maringá, Metropolitana Norte, Metropolitana Sul, Paranaguá, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, União da Vitória Wenceslau Brás.
Profissionais de Curitiba podem se inscrever nos links acima das seguintes cidades, Dois Vizinhos, Ibaiti, Irati, Pitanga, Paranaguá, Telêmaco Borba, União da Vitória e Wenceslau Braz.
“Reconheço que, além de apresentar o livro literário ao professor e ao aluno, é importante criar condições para que a sua recepção seja efetiva e que ele promova uma das principais tarefas que lhe compete: sensibilizar o sujeito-leitor e ampliar o seu horizonte de vida.”
Cléo Busatto
Ana Maria Uol – https://anamaria.uol.com.br/noticias/familiafilhos/leitura-em-casa-cleo-busatto-traz-dicas-para-incentivar-a-pratica-desde-a-infancia.phtml
Bem Paraná – https://www.bemparana.com.br/noticia/primavera-dos-museus-apresenta-programacao-especial
Leite Quente News – https://www.leitequenteenews.com.br/2020/09/literatura-atual_29.html
Curitiba de graça – https://curitibadegraca.com.br/cleo-busatto-lanca-nova-serie-de-livros-infantojuvenis-em-live-no-facebook/
Jade Seba – https://www.jadeseba.com.br/dia-das-criancas-10-livros-infantis-para-estimular-a-imaginacao/
Folha Pernambuco – https://www.folhape.com.br/cultura/dia-das-criancas-conheca-livros-atuais-da-literatura-infantojuvenil/157791/
Roberta Jugmann – https://robertajungmann.com.br/2020/10/07/dia-das-criancas-10-livros-infantis-para-estimular-a-imaginacao/
Suburbio on line – https://www.suburbioonline.com/entretenimento/dia-das-criancas-10-livros-infantis-para-estimular-a-imaginacao/
Novidades on line – https://www.blognovidadesonline.com.br/2020/10/bom-dia-e-mau-dia-os-conselheiros-de.html
Rio com as crianças – http://riocomcriancas.com.br/2020/10/01/programacao-infantil-rio-de-janeiro-02-a-04-de-outubro/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=programacao-infantil-rio-de-janeiro-02-a-04-de-outubro
01.10.2020 – Rede vida –
20.10.2020 – BANDNEWS https://bandnewsfmcuritiba.com/escritora-paranaense-realiza-palestras-virtuais-gratuitas-para-professores-e-educadores-de-todo-o-estado/
De Caso com a Palavra é um evento literário idealizado pela escritora Cléo Busatto que prevê duas ações:
Reconhecemos que a capacitação dos mediadores é fundamental para a promoção da leitura e a formação de novos leitores. Durante a oficina os participantes serão convidados a refletir sobre a sua atuação e seu papel enquanto agente transformador; sobre a importância da literatura na vida das pessoas e serão estimulados a buscar ações, para tornar a biblioteca um espaço acessível e desejado pela população.
O projeto se enquadra nos Eixos 2 e 3 do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura do Paraná – PELLL.
A primeira edição do projeto aconteceu no biênio 2012/2013. Contou o patrocínio do MinC, COPELe apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná e Biblioteca Pública do Paraná. Nesta etapa participaram das 17 oficinas, em torno de 430 participantes representando 118 municípios do estado do Paraná. Foram realizados 3 fóruns, nas cidades de Foz do Iguaçu, Maringá e Ponta Grossa, que contaram com a participação de 830 participantes. Em torno de 7 mil pessoas foram contempladas pelo projeto.
Paiquerê significa campo em cima da serra, onde para os índios da Região Sul e Sudeste era o paraíso. A palavra Piquiri vem do tupiguarani e significa rio dos peixinhos. E Fiietó foi o grande herói que conseguiu levar o fogo para todos os índios.
São histórias que buscam no repertório mítico e poético brasileiro explicar o surgimento dos seres e das coisas. Esses mitos folclóricos são o ponto de partida do espetáculo infantil Paiqueri Piquiri Fiietó.
A peça explora o imaginário da cultura brasileira originado em uma época muito anterior à chegada dos primeiros europeus à América. Para transmitir esse conhecimento popular às crianças, há a união de duas linguagens bem distantes no tempo: a arte milenar de contar histórias e a tecnologia, utilizando a narração digital. Em cima do palco, há projeções em vídeo e sons pré-gravados. Paisagens, animais, jogos para computador e sons da natureza ganham vida e complementam a narração.
O espetáculo é destinado principalmente a crianças de 6 a 10 anos que entram em contato com histórias antigas através de uma linguagem contemporânea. Esses elementos despertam não apenas o interesse das crianças pela cultura nacional, mas também estimulam a pesquisa de novas tecnologias de informação.
O espetáculo foi realizado em 2009, no teatro do Museu Oscar Niemeyer. Foi um grande sucesso de público. Aproximadamente 6 mil crianças assistiram à peça, gratuitamente.
Aperte o play no vídeo abaixo para conferir algumas imagens e a trilha do espetáculo.
Guarda-chuva dos Desejos
Teatro Faap – SP – 1995
Sai da Frente que atrás vem Gente
Teatro Taib – SP – 1989
Bailado do Deus Morto
Oficina Oswald de Andrade e Teatro Sérgio Cardoso – SP – 1986
Pato sem Patrão
Teatro Igreja – SP – 1984
Despertar da Primavera
Teatro Guaíra – PR – 1980
Curitiba Velha de Guerra
Teatro do Sesi – PR – 1978
Cléo Busatto fez a curadoria infantil para o Circo das Letras, da 1ª Bienal do Livro do Paraná, realizada pela Fagga Eventos, de 01 a 10 de outubro de 2010. A programação integrou a literatura com as diferentes linguagens: literatura e música, com a cantora e musicista Edith de Camargo; literatura e teatro, com o texto e atuação da atriz Nana Rodrigues; literatura e teatro de bonecos, com Leila Carvalho e literatura e o meio digital, com Cléo Busatto.
Programa concebido e apresentado pela escritora Cléo Busatto e produzido pela CLB Produções. De Caso com a Palavra são 30 interprogramas de 2 minutos, sobre promoção e formação de mediadores de leitura, veiculado no primeiro semestre de 2014, na TV éParaná.
O conteúdo do programa se relaciona com a oficina de mediação de leitura de mesmo título, desenvolvido pela escritora no ano de 2012. O objetivo é oferecer ao telespectador pequenas dicas,
para que ele possa atuar como um mediador de leitura na sua casa. Os programas incluem temas como: efeitos e afetos da literatura; agente de reencantamento; breve histórico da leitura; leitura na contemporaneidade; leitura como prática social; leitura como prática cultural; leitura e subjetividade entre outros.
Você pode conferir uma seleção de vídeos do programa De Caso com a Palavra no canal de Cléo Busatto no Youtube.
Curitiba PR, 2014.